Gabriela Kethlin Coimbra Cardoso

 Nágila Francine Rocha Ribeiro

Joyce da Conceição Fernandes Pinheiro

 Maria Eduarda Medeiros Godoy Maciel 

 


Práticas do Instituto ETHOS : Natura - Linha SOU



 

Basicamente, a linha SOU da Natura é composta por hidratantes corporais, xampus e sabonetes líquidos. A embalagem chega da forma de um rolo de filme plástico, que entra em uma única máquina para ser selado e cortado no formato determinado, diferentemente das embalagens convencionais, divididas em diversas partes - frasco, válvula, tampa, rótulo, etc. A mesma máquina envasa o produto e coloca a tampa. O processo de fabricação da linha resulta no que a empresa chama de roda de eco concepção. Nela, todos são protagonistas: o meio ambiente, o produto, o sistema produtivo e questões logísticas e, especialmente, o consumidor. Dessa forma, a empresa inovou em todo o ciclo de desenvolvimento da marca, desde a escolha de ingredientes e embalagens, passando pelo processo produtivo, até o descarte, para atender aos principais desejos dos consumidores e gerar o menor impacto ambiental negativo possível, buscando a melhor solução para cada um e para o planeta, do começo ao fim do produto.

 

Os novos produtos de higiene e beleza, com preços mais acessíveis, é uma das apostas da Natura para alavancar as vendas e aumentar a sua participação entre a classe C. Visando os tópicos: meio ambiente, cadeia de valor, comunidade e a sociedade, a linha SOU teve tais resultados e benefícios: a economia de plástico de 70% em relação às embalagens convencionais, emitindo, consequentemente, cerca de 60% menos de CO2 (composto químico gasoso); o fato do produto não ter corante reduzindo o tempo de lavagem da máquina que mistura as matérias - primas, assim como o consumo de água em sua limpeza; o formato do produto ocupa menos espaço no transporte, na casa do consumidor e do descarte, gerando menos poluição e lixo no ambiente; o design permite o uso do produto até a última gota, evitando desperdícios; a redução de custos em todo o processo dá acesso a muito mais pessoas à linha da Natura SOU, com toda qualidade Natura e o mínimo de impacto ambiental negativo.


Segundo as normas nacionais e internacionais, o PDCA é uma sigla que da nome a uma ferramenta usada na gestão da qualidade dos processos. Seu foco é a solução de problemas seguindo as quatro fases indicadas pelas letras (Plan, DO, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Por ser uma ferramenta de uso cíclico, ela também promove a melhoria contínua dos processos, ela é aplicada sucessivamente nos processos para que se busque a melhoria contínua.


Com isso, o modelo de gestão da Natura se aproxima do PDCA, pois analisamos que essas ferramentas que a Natura utiliza seguem alguns critérios desta norma. Como por exemplo levantamento de resultados e o conceito da linha SOU. O conceito teve como base diversas áreas da companhia como o de tecnologias sustentáveis, desenvolvimento de embalagens, design, sustentabilidade, operação e marketing e a área comercial. A ideia por trás do projeto se propõe a incentivar um novo jeito de consumir, se diferenciar no mercado pela redução do impacto socioambiental negativo em sua produção (comparado a uma linha tradicional), pelo conceito relevante e diferenciado que oferece ao consumidor e pelo preço – uma faixa na qual a Natura ainda não tinha forte presença.


Com base nas pesquisas realizadas concluímos que a Natura e seus parceiros institucionais e estratégicos seguem as normas internacionais e nacionais, pois todos promovem a sustentabilidade conforme o eixo escolhido: meio ambiente, cadeia de valor, comunidade e sociedade.


 Fonte: https://www.ethos.org.br/conteudo/natura-cosmeticos/#.VL05qivF-Sp


Você acha que depois que a Natura promoveu a estratégia de diminuição do impacto ambiental por meio de seus projetos sociais e linhas de produtos sustentáveis, outras empresas podem seguir essa estratégia futuramente? Alguma empresa já seguiu?














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