Disney
Campanha #ShareyourEars

Bárbara Bomeisel
David Gomes
Felipe Cichetto
Raiane Medeiros
Wesley Borges

A Disney lançou uma campanha em parceria com a organização Make-a-Wish, que se dedica a realizar desejos de crianças com doenças terminais, dando a elas uma ponta de felicidade e um momento para esquecer dos seus enormes problemas.
A ação da Disney foi de arrecadar dinheiro para doar a organização, com a campanha Share Your Ears (Compartilhe suas "Orelhas", no caso, as orelhas redondas do Mickey) que consiste em doar US$ 5,00 a cada foto postada usando algo para simular as orelhas do personagem Mickey, o sucesso da campanha foi tanto, que a Disney dobrou o limite de doação, inicialmente, a gigantesca empresa havia prometido levar a campanha até US$ 1 Milhão.
Veja as palavras da empresa sobre a campanha e como participar:


"A partir de 21 de fevereiro, para cada pessoa que tirar uma foto usando as orelhas do Mickey e a compartilhar nas redes sociais (no Facebook, Twitter ou Instagram) com a hashtag #ShareYourEars, os Parques Disney vão doar 5 dólares à Make-A-Wish®… até chegar a 1 milhão de dólares!
As orelhas podem ser parecidas com as do Mickey ou versões criativas das mesmas (dois pratos de papelão, sombras, rodas de patins, mãos formando círculos… quanto mais criativo, melhor!). Não há limite de postagem de fotos por pessoa! Muitas pessoas e celebridades estão participando, você vai se divertir bastante!
Tem duas maneiras de participar em Facebook e ambas são válidas para validar uma donação:
  • Etiquetando uma foto com o hashtag #ShareYourEars
  • Mudando sua foto de perfil temporariamente
A Disney, por meio da Make-A-Wish, realiza mais de 8 mil desejos por ano. Em todas essas histórias, não são apenas as crianças que se alegram com a realização de seu sonho. As famílias, os médicos, os amigos e os doadores que estão ao seu lado também sentem uma grande emoção e agradecimento aos vê-los vivenciar essa experiência feliz.
Não esqueça de usar a hashtag #ShareYourEars!
E sorria, porque você estará colaborando para a realização um sonho."
E após o sucesso da campanha, quando decidiram dobrar as doações:
"O Disneyland Resort e Make-A-Wish® comemoraram o sucesso da campanha mundial de “Share Your Ears” anunciando que os parques Disney dobraram sua doação original, de um milhão para dois milhões de dólares, como reconhecimento ao apoio massivo dado por fãs do mundo inteiro.
Milhares de fotos foram enviadas com a hashtag #ShareYourEars gerando uma doação de U$ 5 dólares por participação. Artistas do Disney Channel, como Karol Sevilla, Valentina Zenere, Malena Ratner, Ana Jara, Lionel Ferro, Ana Carolina Valsagna, Ezequiel Rodriguez, de Soy Luna, Valeria Baroni de Que Talento!, Bruno Heder de Pijama Party, além de Rodrigo Frampton e Germán Otero de Art Attack; do Disney Junior, como Fher e Lies Lar de Playground, além de Diego Topa, de Junior Express; e do Disney XD, como Giovanna Reynaud e Tupac Larriera de JungleNest, entre outros, contribuíram com sua participação para apoiar esta campanha."
A atitude da empresa se envolve com a ética, pois com essa ação eles estão mostrando se importar de verdade com as crianças, que são o seu maior público, o interessante é que a missão da Disney é "Alegrar as pessoas", e seguindo fielmente isso, eles deram a muitas crianças a chance de sorrir em meio a um tempo tão atribulado. Vemos também o controle da empresa com a campanha, mostrando a seriedade de uma empresa que sempre é sinônimo de alegria.
Levando em conta as normas ABNT NBR 16001 a ação da empresa cumpre objetivos como:
  • promoção da diversidade e combate à discriminação (por exemplo: cultural, de gênero, de raça/etnia, idade, pessoa com deficiência);
  • promoção da saúde e segurança;
  • proteção ao meio ambiente e aos direitos das gerações futuras;
  • ações sociais de interesse público.


Compromissos que as organizações devem ter em seus programas de Ética e Responsabilidade Social
A Disney mostra, com sua campanha, e muitas outras ações, que segue os compromissos devidos aos programas de Ética e Responsabilidade Social.
Responsabilização: a condição de responsabilizar-se por decisões e atividades, e de prestar contas destas decisões e atividades aos órgãos de governança, autoridades legais e às partes interessadas da organização;
Transparência: A empresa foi bem transparente ao público a cima da quantidade de pessoas participando e a quantia de doação.
Comportamento ético: Comportamento que esteja de acordo com os princípios aceitos de uma conduta moral e corretos no contexto de uma situação específica e que seja consistente com as normas internacionais de comportamento.
Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders): Com a ação, a Disney mostrou se importar com seus públicos de interesse, principalmente seus funcionários e clientes.
Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento: comportamento organizacional socialmente responsável, oriundos do direito internacional consuetudinário, dos princípios geralmente aceitos de leis internacionais e ou de acordos intergovernamentais que sejam universalmente ou praticamente universalmente reconhecidos.
Direito aos humanos: reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridem direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que necessitam.

PDCA na ação da empresa
As ações da empresa para administrar o projeto mostram que a mesma tem uma ótima administração, e se preocupa com a Responsabilidade Social, “consultando as partes interessadas” e assegurando, dentre outros tópicos, que a mesma  “inclua o comprometimento com a promoção da ética e do desenvolvimento sustentável”. Na etapa de planejamento, a empresa criou sua parceria com a ONG Make a Wish, para criar o objetivo da campanha, que é doar dinheiro a empresa para que ela possa realizar ainda mais desejos das crianças, com o envolvimento de funções e níveis relevantes dentro da organização e demais partes interessadas. Para controlar a campanha, a empresa utilizou o mecanismo das próprias redes socias (Facebook, Twitter e Instagram) de tags (#). Esse mecanismo permite que publicações sejam encontradas pela aba de pesquisa das redes, por exemplo, a tag usada para a campanha #ShareYourEars, se colocada na aba de pesquisa, o próprio site mostra quantas publicações foram feitas usando a tag.
Por fim, a ação da empresa foi realmente doar os 1 milhão, na verdade, 2 milhões, devido ao sucesso da campanha.

  • Essa ação da Disney foi mesmo ética, ou foi só uma estrategia de marketing?

Fontes:
-https://pt.slideshare.net/CleberTaiva/misso-viso-e-valores-da-disney-infogrfico
-http://www.disneycidadania.com
-http://www.paraadisneyealem.com.br/2016/03/disney-comemora-sucesso-da-campanha.html

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