Ética e Responsabilidade social
Profª Carminha
Demian G. A. Alcantara

Responder:
Quais os objetivos e metas que os programas das organizações devem desenvolver?
• boas práticas de governança;
• combate à pirataria, sonegação, fraude e corrupção;
• práticas leais de concorrência;
• direitos da criança e do adolescente, incluindo o combate ao trabalho infantil;
• direitos do trabalhador, incluindo o de livre associação, de negociação, a remuneração justa  e benefícios básicos, bem como o combate ao trabalho forçado;
promoção da diversidade e combate à discriminação (por exemplo: cultural, de   gênero, de raça/etnia, idade, pessoa com deficiência);
• compromisso com o desenvolvimento profissional;
promoção da saúde e segurança;
• promoção de padrões sustentáveis de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo, contemplando fornecedores, prestadores de serviço, entre outros;
• proteção ao meio ambiente e aos direitos das gerações futuras;
• ações sociais de interesse público.

 Quais os compromissos que as organizações devem ter em seus programas de ERS?
•Responsabilização (accoutability) :  condição de responsabilizar-se por decisões e atividades e de prestar contas destas decisões e atividades aos órgãos de governança, autoridades legais e às  partes interessadas da organização;
•Transparência: fraqueza sobre decisões e atividades que afetam a sociedade, a economia e ao meio ambiente e a disposição de comunicá-las de forma clara, precisa, tempestiva, honesta e completa;
•Comportamento ético: comportamento que esteja de acordo com os princípios aceitos de uma conduta moral e correta no contexto de uma situação específica e que seja consistente com as normas internacionais de comportamento.
•Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders): Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham interesse  em qualquer decisão ou  atividade da organização ou por ela possam ser afetados.
•Atendimento aos  requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização (cumprimento da lei e outros requisitos) ;
•Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento: comportamento organizacional socialmente responsável, oriundos do direito internacional consuetudinário, dos princípios geralmente aceitos de leis internacionais e ou de acordos intergovernamentais que sejam universalmente ou praticamente universalmente reconhecidos.
•Direito aos humanos: Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que necessitam.


A política da responsabilidade social deve ainda incluir o comprometimento da alta direção com a melhoria contínua e com a prevenção de impactos adversos. Deve fornecer a estrutura para o estabelecimento e a revisão dos objetivos e metas da responsabilidade social.






a-Como as organizações devem planejar os programas de Ética e Responsabilidade Social?
b-O que significa utilizar a estrutura do PDCA?
a- As organizações devem desenvolver programas (com objetivos e metas) que deverão contemplar onze temas da Responsabilidade Social. São eles:
• boas práticas de governança;
• combate à pirataria, sonegação, fraude e corrupção;
• práticas leais de concorrência;
• direitos da criança e do adolescente, incluindo o combate ao trabalho infantil;
• direitos do trabalhador, incluindo o de livre associação, de negociação, a remuneração justa  e benefícios básicos, bem como o combate ao trabalho forçado;
promoção da diversidade e combate à discriminação (por exemplo: cultural, de   gênero, de raça/etnia, idade, pessoa com deficiência);
• compromisso com o desenvolvimento profissional;
promoção da saúde e segurança;
• promoção de padrões sustentáveis de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo, contemplando fornecedores, prestadores de serviço, entre outros;
• proteção ao meio ambiente e aos direitos das gerações futuras;
• ações sociais de interesse público.

b-Significa aderir a estas 4 etapas:
Planejamento: Um projeto bem elaborado é primordial para o ciclo PDCA, pois impede falhas futuras e gera um enorme ganho de tempo. Paute o planejamento de acordo com a missão, visão e os valores da empresa, estabelecendo metas e objetivos e definindo o melhor caminho para atingi-los.
Execução: Após fazer um planejamento cuidadoso, coloque-o em prática e à risca, ou seja, procure não queimar etapas tampouco improvisar, para não comprometer todo o ciclo PDCA. A fase da execução é subdividida em outras três etapas: treinamento de todos os funcionários e gestores envolvidos no projeto, seguido da realização propriamente dita e da “colheita” de dados para uma posterior avaliação.
Checagem: É o estágio do ciclo PDCA onde são identificadas possíveis brechas no projeto. As metas alcançadas e resultados obtidos são mensurados através dos dados coletados e do mapeamento de processos ao final da execução. A checagem pode e deve ser feita de duas maneiras: paralelamente à execução, de modo a ter certeza que o trabalho está sendo bem feito, e ao final dela, para uma análise estatística mais abrangente que permita os ajustes e acertos necessários.
Ação: A “última” etapa, na qual são aplicadas ações corretivas de modo a estar sempre e continuamente aperfeiçoando o projeto. É simultaneamente fim e começo, pois após uma minuciosa apuração do que tenha causado erros anteriores, todo o ciclo PDCA é refeito com novas diretrizes e parâmetros.

 Escolher uma prática apresentada no Banco de Práticas do Instituto ETHOS  para ser analisada.
Dados da empresa
Nome: Dudalina S.A.
Setor: Vestuário
Porte: Grande
Localização: Estado de Santa Catarina
Redução de Emissões
Principal objetivo da prática
Compensar o impacto ambiental da empresa, com base em suas emissões anuais de gases do efeito estufa (GEE), por meio de atividades de plantio e distribuição de mudas de árvores nativas e atividades de sensibilização com colégios e comunidade.
Para eficácia da prática devem ser executados alguns procedimentos:
•Campanhas para economia no consumo de energia elétrica;
•Avaliação constante do sistema de transportes (próprio e terceirizado);
•Pré-aquecimento solar de água de caldeira e aquecimento solar para lavagem de pratos (restaurante);
•Implantação de iluminação LED para todas as lojas próprias.

Resultados e benefícios
• Melhora no nível de controle de indicadores e operações próprias e dos fornecedores;
• Conhecimento do nível de impacto das operações dos processos produtivos da Dudalina e dos fornecedores diretos;
• Melhora nos índices de desempenho energético das atividades. Os resultados prévios referentes às emissões de 2011 indicam a diminuição das emissões por quantidade de peças produzidas (excetuando-se as atividades que antes não entravam nos cálculos);
• Neutralização das emissões provenientes do processo produtivo da Dudalina e dos fornecedores diretos;
• Distribuição e plantio de mais de 13 mil mudas de árvores nativas;
• Aumento do nível de sensibilização dos colaboradores, alunos e comunidade acerca dos impactos das emissões de GEE;
• Melhoria da Imagem da Dudalina perante a comunidade, fornecedores e colaboradores;• Prêmio Empresa Cidadã ADVB 2012, na Categoria Preservação Ambiental, em cerimônia de premiação em Lages (SC), no dia 16 de agosto de 2012.

Fontes:
dudalina.com.br/sa/socioambiental/meio-ambiente/
www.sustentaacoes.com/.../logistica-reversa-da-dudalina-semana-do-meio-ambiente-...





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