Integrantes: 
Diego de Oliveira Pimentel
Luiz Carlos Gabriel
Gabriele Cassiano

Walmart Brasil

  • Quais os objetivos e metas que os programas das organizações devem desenvolver?

A organização deve estabelecer, implementar e manter objetivos e metas que, ente outros descritos na norma, sejam compatíveis com a política da RS e com os resultados da due diligence.

  • Quais os compromissos que as organizações devem ter em seus programas de ERS? 

       a) a responsabilização (accoutability) a transparência;
       b) o comportamento ético;
       c) o respeito pelos interesses das partes interessadas;
       d) o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização;
       e) o respeito às normas internacionais de comportamento;
       f)  o respeito aos direitos humanos e
       g) a promoção do desenvolvimento sustentável.

  • Como as organizações devem planejar os programas de Ética e Responsabilidade Social? O que significa utilizar a estrutura do PDCA?


• estabelecer, implementar e manter procedimentos documentados para identificar e priorizar as partes interessadas, bem como as suas expectativas  e interesses;
• identificar as questões pertinentes a sua responsabilidade social, considerando os seguintes temas centrais:
o governança organizacional;
o direitos humanos;
o meio ambiente;
o práticas leais de operação;
o questões relativas ao consumidor
o envolvimento e desenvolvimento da comunidade.

• realizar  uma  due dilligencevisando prevenir, evitar e mitigar os impactos negativos significativos, reais e potenciais das suas decisões e atividades no meio ambiente, economia, sociedade e partes interessadas e deve avaliar a significância destes impactos;
• identificar oportunidades de melhoria e inovação ( ao avaliar a pertinência e significância das questões da RS a organização deve considerar as oportunidades de reforçar as ações em curso relativas à RS e identificar oportunidades de melhoria. A Norma fornece um anexo onde apresenta várias   ações e expectativas que se constituem em oportunidades);
• estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar e ter acesso à legislação aplicável e outros requisitos por ela subscritos;
• estabelecer, implementar e manter objetivos e metas documentados da RS, em funções e níveis relevantes dentro da organização.


• combate à pirataria, sonegação, fraude e corrupção;
• práticas leais de concorrência;
• direitos da criança e do adolescente, incluindo o combate ao trabalho infantil;
• direitos do trabalhador, incluindo o de livre associação, de negociação, a remuneração justa  e benefícios básicos, bem como o combate ao trabalho forçado;
promoção da diversidade e combate à discriminação (por exemplo: cultural, de   gênero, de raça/etnia, idade, pessoa com deficiência);
• compromisso com o desenvolvimento profissional;
promoção da saúde e segurança;
• promoção de padrões sustentáveis de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo, contemplando fornecedores, prestadores de serviço, entre outros;
• proteção ao meio ambiente e aos direitos das gerações futuras;
• ações sociais de interesse público.
• P: do verbo “Plan”, ou planejar.
• D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
• C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
• A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
 Facilita a integração com os sistemas de gestão já existentes, evitando-se assim a criação de sistemas e departamentos isolados;

  • Escolher uma prática apresentada no Banco de Práticas do Instituto ethos para ser analisada. Apresente a prática e salve o link.


O projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta tem sinergia com o propósito da empresa de ser referência em sustentabilidade. De acordo com estudo da consultoria Blue Sky, as atividades do Walmart representam cerca de 8% do impacto direto sobre o meio ambiente em sua cadeia de valor. O restante é distribuído entre outros agentes. Dessa forma, para que as ações sejam efetivas e tragam resultados significativos, é fundamental o envolvimento dos fornecedores. A empresa está atenta a riscos e oportunidades nas conexões de sua complexa cadeia de valor, e oferece condições para que sejam evitados e aproveitadas,  respectivamente.
A ação também vai ao encontro do compromisso do Walmart Brasil de oferecer aos clientes pelo menos uma alternativa mais sustentável em cada linha de produtos. Três edições do programa foram lançadas. Já se envolveram no programa 28 fornecedores (3M, Ambev, Brasil Kirin, Cargill, Colgate-Pamolive, Coca-Cola, Danone, Embalixo, Grendene, Itambé, JBS, Johnson&Johnson, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’Oréal Brasil, Mars PetCare, Nestlé, Nivea, Pepsico, Philips, Pilecco Nobre, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson, Unilever e Whirlpool, mais três fornecedores de marcas próprias do Walmart Brasil). Ao todo, 41 produtos mais sustentáveis foram lançados.
Os participantes avaliaram seus processos com a consultoria do Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), que também auditou os resultados. Para cada empresa foi desenvolvido um planejamento singular e o mapeamento de etapas – da aquisição de matérias-primas ao pós- consumo –, com o objetivo de identificar os pontos de melhoria e garantir a mensuração e a transparência dos ganhos sociais, ambientais e econômicos de cada proposta.
A ideia da primeira edição foi apresentada no início de 2008 pela presidência do Walmart à equipe de marcas próprias da companhia e nove parceiros comerciais com grande potencial para ampliar os conceitos do projeto para outros itens de seus portfólios. Durante um ano e meio foram realizadas visitas técnicas e reuniões internas nas empresas, discussões no próprio Cetea e no Walmart Brasil. Os novos produtos foram trazidos a público em janeiro de 2010. Os itens da segunda e terceira edições foram lançados respectivamente em julho de 2011 e novembro de 2013, também após um ano e meio de trabalhos.
A prática da Walmart visa oferecer produtos e serviços sustentáveis aos seus consumidores, de acordo com pesquisas feitas pela empresa cerca de 8% do impacto direto ao meio ambiente provém de si própria, desta forma a busca pela inovação para melhor oferecer seus produtos tem sido muito buscada pela mesma, com a ajuda de fornecedores e outros envolvidos que estão em sua cadeia de distribuição e desenvolvimento. 
A metodologia utilizada pelo projeto e validada pelo Cetea evoluiu entre as edições, de forma que os volumes de economia de materiais e reduções de emissões de gases estufa foram contabilizados de maneira diferente na primeira edição, se comparados às duas edições posteriores. Os resultados globais apresentados abaixo mostram apenas os números das duas últimas edições. Ou seja, as dez empresas participantes em 2009 não têm seus números nos resultados a seguir.
Os ganhos somados dos 31 produtos das segunda e terceira edições, levando-se em conta uma estimativa de vendas anuais em 31 lojas do Walmart Brasil, são:

Redução na emissão:

Gases de Efeito Estufa – 4.291 toneladas de CO2 equivalente, o que corresponderia a 23,8 milhões de quilômetros rodados em um carro pequeno a gasolina, o suficiente para ir e voltar à Lua mais de 30 vezes.
Resíduos – 1.340 toneladas, o suficiente para encher a caçamba de 67 caminhões de lixo.

Redução no consumo:

290 mil litros de óleo diesel e/ou óleo combustível.
Eletricidade – 19.883 GWh de energia elétrica, o que corresponderia a 8.030 milhões de lâmpadas de 100W por 24 horas acesas por uma hora.
745 mil metros cúbicos, o suficiente para abastecer 33.863 famílias de quatro pessoas por um mês.
140 toneladas de material de embalagem.

A visão e a estratégia de uma empresa constituem as bases para a definição de suas ações, motivo por que devem ser claramente validadas pela organização. Pelo reconhecimento de sua importância, recomenda-se que ambas – a visão e a estratégia da empresa – incorporem atributos de sustentabilidade, que devem estar igualmente presentes tanto nos produtos e serviços que a empresa oferece como no seu modus operandi, ou seja, na forma como organiza e estabelece suas operações.

http://www3.ethos.org.br/conteudo/walmart-brasil/#.WCsmQdIrLIX

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