Integrantes:
Diego de Oliveira Pimentel
Luiz Carlos Gabriel
Gabriele Cassiano
Walmart
Brasil
- Quais os objetivos e metas que os programas das organizações devem desenvolver?
A organização deve
estabelecer, implementar e manter objetivos e metas que, ente outros descritos
na norma, sejam compatíveis com a política da RS e com os resultados da due
diligence.
- Quais os compromissos que as organizações devem ter em seus programas de ERS?
a) a responsabilização (accoutability)
a transparência;
b) o comportamento ético;
c) o respeito pelos interesses das
partes interessadas;
d) o atendimento aos requisitos legais
e outros requisitos subscritos pela organização;
e) o respeito às normas internacionais
de comportamento;
f) o respeito aos direitos
humanos e
g) a promoção do desenvolvimento
sustentável.
- Como as organizações devem planejar os programas de Ética e Responsabilidade Social? O que significa utilizar a estrutura do PDCA?
• estabelecer, implementar e manter procedimentos documentados
para identificar e priorizar as partes interessadas, bem como as suas
expectativas e interesses;
• identificar as questões pertinentes a sua responsabilidade
social, considerando os seguintes temas centrais:
o governança organizacional;
o direitos humanos;
o meio ambiente;
o práticas leais de operação;
o questões relativas ao consumidor
o envolvimento e desenvolvimento da comunidade.
• realizar uma due dilligencevisando prevenir, evitar
e mitigar os impactos negativos significativos, reais e potenciais das suas
decisões e atividades no meio ambiente, economia, sociedade e partes
interessadas e deve avaliar a significância destes impactos;
• identificar oportunidades de melhoria e inovação ( ao avaliar a
pertinência e significância das questões da RS a organização deve considerar as
oportunidades de reforçar as ações em curso relativas à RS e identificar
oportunidades de melhoria. A Norma fornece um anexo onde apresenta várias
ações e expectativas que se constituem em oportunidades);
• estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar
e ter acesso à legislação aplicável e outros requisitos por ela subscritos;
• estabelecer, implementar e manter objetivos e metas documentados
da RS, em funções e níveis relevantes dentro da organização.
• combate à pirataria, sonegação, fraude e corrupção;
• práticas leais de concorrência;
• direitos da criança e do adolescente, incluindo o combate ao
trabalho infantil;
• direitos do trabalhador, incluindo o de livre associação, de
negociação, a remuneração justa e benefícios básicos, bem como o combate
ao trabalho forçado;
promoção da diversidade e combate à discriminação (por exemplo:
cultural, de gênero, de raça/etnia, idade, pessoa com deficiência);
• compromisso com o desenvolvimento profissional;
promoção da saúde e segurança;
• promoção de padrões sustentáveis de desenvolvimento, produção,
distribuição e consumo, contemplando fornecedores, prestadores de serviço, entre
outros;
• proteção ao meio ambiente e aos direitos das gerações futuras;
• ações sociais de interesse público.
• P: do verbo “Plan”, ou planejar.
• D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
• C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
• A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros
ou falhas.
Facilita a integração com os sistemas de gestão já
existentes, evitando-se assim a criação de sistemas e departamentos isolados;
- Escolher uma prática apresentada no Banco de Práticas do Instituto ethos para ser analisada. Apresente a prática e salve o link.
O projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta tem sinergia com o
propósito da empresa de ser referência em sustentabilidade. De acordo com
estudo da consultoria Blue Sky, as atividades do Walmart representam cerca de
8% do impacto direto sobre o meio ambiente em sua cadeia de valor. O restante é
distribuído entre outros agentes. Dessa forma, para que as ações sejam efetivas
e tragam resultados significativos, é fundamental o envolvimento dos
fornecedores. A empresa está atenta a riscos e oportunidades nas conexões de
sua complexa cadeia de valor, e oferece condições para que sejam evitados e
aproveitadas, respectivamente.
A ação também vai ao encontro do compromisso do Walmart Brasil de
oferecer aos clientes pelo menos uma alternativa mais sustentável em cada linha
de produtos. Três edições do programa foram lançadas. Já se envolveram no
programa 28 fornecedores (3M, Ambev, Brasil Kirin, Cargill, Colgate-Pamolive,
Coca-Cola, Danone, Embalixo, Grendene, Itambé, JBS, Johnson&Johnson,
Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’Oréal Brasil, Mars PetCare, Nestlé, Nivea,
Pepsico, Philips, Pilecco Nobre, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser,
Santher, Sara Lee, SC Johnson, Unilever e Whirlpool, mais três fornecedores de
marcas próprias do Walmart Brasil). Ao todo, 41 produtos mais sustentáveis
foram lançados.
Os participantes avaliaram seus processos com a consultoria do
Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), ligado ao Instituto de Tecnologia
de Alimentos (Ital), que também auditou os resultados. Para cada empresa foi
desenvolvido um planejamento singular e o mapeamento de etapas – da aquisição
de matérias-primas ao pós- consumo –, com o objetivo de identificar os pontos
de melhoria e garantir a mensuração e a transparência dos ganhos sociais,
ambientais e econômicos de cada proposta.
A ideia da primeira edição foi apresentada no início de 2008 pela
presidência do Walmart à equipe de marcas próprias da companhia e nove
parceiros comerciais com grande potencial para ampliar os conceitos do projeto
para outros itens de seus portfólios. Durante um ano e meio foram realizadas
visitas técnicas e reuniões internas nas empresas, discussões no próprio Cetea
e no Walmart Brasil. Os novos produtos foram trazidos a público em janeiro de
2010. Os itens da segunda e terceira edições foram lançados
respectivamente em julho de 2011 e novembro de 2013, também após um ano e
meio de trabalhos.
A prática da Walmart visa oferecer produtos e serviços
sustentáveis aos seus consumidores, de acordo com pesquisas feitas pela empresa
cerca de 8% do impacto direto ao meio ambiente provém de si própria, desta
forma a busca pela inovação para melhor oferecer seus produtos tem sido muito
buscada pela mesma, com a ajuda de fornecedores e outros envolvidos que estão
em sua cadeia de distribuição e desenvolvimento.
A metodologia utilizada pelo projeto e validada pelo Cetea evoluiu
entre as edições, de forma que os volumes de economia de materiais e
reduções de emissões de gases estufa foram contabilizados de maneira diferente
na primeira edição, se comparados às duas edições posteriores. Os resultados
globais apresentados abaixo mostram apenas os números das duas últimas edições.
Ou seja, as dez empresas participantes em 2009 não têm seus números nos
resultados a seguir.
Os ganhos somados dos 31 produtos das segunda e terceira edições,
levando-se em conta uma estimativa de vendas anuais em 31 lojas do Walmart
Brasil, são:
Redução
na emissão:
Gases de Efeito Estufa – 4.291 toneladas de CO2 equivalente, o que
corresponderia a 23,8 milhões de quilômetros rodados em um carro pequeno a
gasolina, o suficiente para ir e voltar à Lua mais de 30 vezes.
Resíduos – 1.340 toneladas, o suficiente para encher a caçamba de
67 caminhões de lixo.
Redução
no consumo:
290 mil litros de óleo diesel e/ou óleo combustível.
Eletricidade – 19.883 GWh de energia elétrica, o que
corresponderia a 8.030 milhões de lâmpadas de 100W por 24 horas acesas por
uma hora.
745 mil metros cúbicos, o suficiente para abastecer 33.863 famílias
de quatro pessoas por um mês.
140 toneladas de material de embalagem.
A visão e a estratégia de uma empresa constituem as bases para a
definição de suas ações, motivo por que devem ser claramente validadas pela
organização. Pelo reconhecimento de sua importância, recomenda-se que ambas – a
visão e a estratégia da empresa – incorporem atributos de sustentabilidade, que
devem estar igualmente presentes tanto nos produtos e serviços que a empresa
oferece como no seu modus operandi, ou seja, na forma como organiza e
estabelece suas operações.
http://www3.ethos.org.br/conteudo/walmart-brasil/#.WCsmQdIrLIX
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