BP Combustíveis desenvolve práticas sociais e humanitárias relativas ao transporte rodoviário
Bianca Domingues Dos Santos
Julia Garcia Peixoto
Laryssa Aylla Jardim Souza
BP Combustíveis desenvolve práticas sociais e humanitárias relativas ao transporte rodoviário
Descrição da prática: a sociedade atual já admite que os perigos no trânsito são inegáveis e que precisam ser minimizados o mais rápido possível, para isso, existem alternativas desenvolvidas por empresas que possuem comprometimento social e humanitário para com a sociedade, sendo assim, são organizadas as práticas sociais.
Com o intuito de reduzir esses impactos negativos do trânsito, a BP Combustíveis junto com diversos parceiros, desenvolveu em Fevereiro de 2012, através de seis iniciativas, o Programa Jornada pela Vida, em que pretende conscientizar os funcionários da própria empresa, das comunidades do entorno de usinas e motoristas que circulam nas regiões, sobre questões relativas ao transporte rodoviário, incluindo a direção segura, uso de drogas e a exploração sexual.
Para alcançar seu objetivo final a empresa realizou intervenções educativas; treinou os funcionários da BP e das empresas parceiras através da abordagem de temas importantes de conscientização social; distribuiu materiais educativos para a conscientização da população com informações de segurança e reconhecimento para os profissionais; ofereceu brindes aos funcionários que seguiram as normas de segurança; e ainda disponibilizou peças de teatro com conteúdos com o mesmo intuito.
Comentário: a prática contempla os Direitos da Criança e do Adolescente e a promoção da saúde e segurança, refletindo a Política da Responsabilidade Social da Empresa conforme consta na NBR16001, por estar de acordo com os requisitos estabelecidos.
Por fim, através da utilização da ferramenta de gestão de Auditabilidade e envolvendo o PDCA (por ser estruturada em requisitos, permitindo que a organização busque a certificação do seu sistema de gestão da responsabilidade social junto a uma organização externa), trouxe vários benefícios, tanto para as comunidades quanto para a própria empresa.
A empresa age em diversas frentes para desenvolver uma postura sócio responsável e contribuir com a comunidade, toca em pontos importantes e utiliza de artifícios motivacionais para fazer com que todos os indivíduos ali inseridos participem, dando assim um alcance maior à cada um desses projetos.
A estratégia da empresa de “atacar” em diversas frentes é eficaz? Não seria melhor concentrar os recursos e o foco em um tema só?
Fonte: https://www3.ethos.org.br/conteudo/bp-biocombustiveis/#.Wy4-YKpKiUn
Sites relacionados:
https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2013/01/Programa-Jornada-Pela-Vida-BP1.pdf
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