Gestão de Sustentabilidade na rede de franquias
Caroline Rocha Spínola
Michele Bianca
Renan Cichetto
Sarah Helena
Talita Cristina
Michele Bianca
Renan Cichetto
Sarah Helena
Talita Cristina
Gestão de Sustentabilidade na rede de franquias
Descrição da prática
O projeto de Gestão de Sustentabilidade na Rede de Franquias têm dois eixos: introdução da sustentabilidade nos processos corporativos e nas unidades de negócios e engajamento da cadeia de valor.
O projeto de Gestão de Sustentabilidade na Rede de Franquias têm dois eixos: introdução da sustentabilidade nos processos corporativos e nas unidades de negócios e engajamento da cadeia de valor.
Alguns temas de sustentabilidade priorizados são:
• Ecoeficiência;
• Saúde e segurança;
• Promoção da diversidade;
• Relações humanas na gestão de pessoas (relações trabalhistas, combate ao trabalho análogo ao escravo e proteção aos direitos da mulher, da criança e do adolescente).
No dia a dia da gestão da franquia, a empresa promove ações efetivas que permitem maior assertividade de atuação, resultados consistentes e visão de futuro ampliada com relação à corresponsabilidade social e ambiental que envolve uma cadeia de valor. A todos os franqueados são entregues materiais de apoio, como a série Cadernos de Sustentabilidade e um vídeo com orientações detalhadas para a inserção da sustentabilidade na gestão.
Também são publicados conteúdos e notícias sobre sustentabilidade nos canais direcionados à rede: extranet, programa Paixão pelo Varejo, revistas Venda Bem (para consultoras de venda das lojas) e O Boticário com Você (para revendedoras do canal de venda direta). A dinâmica de desenvolvimento com a rede de franquias englobou ainda a agenda das reuniões quadrimestrais com consultores de campo, reuniões com times de franqueados e oficinas de sustentabilidade.
Comentário: A prática tem como objetivo de garantir a melhoria contínua do nível de serviço em todos os pontos de venda, através de uma correta gestão da demanda, de um planejamento compartilhado, e das relações de ressuprimento entre o O Boticário, seus fornecedores e sua rede de distribuição, obtendo uma importante redução de custos e de capital empregado em toda a cadeia.
Comentário: A prática tem como objetivo de garantir a melhoria contínua do nível de serviço em todos os pontos de venda, através de uma correta gestão da demanda, de um planejamento compartilhado, e das relações de ressuprimento entre o O Boticário, seus fornecedores e sua rede de distribuição, obtendo uma importante redução de custos e de capital empregado em toda a cadeia.
Com isso, podemos nos questionar: Até onde vai esta preocupação com o meio ambiente e com a responsabilidade social ? Até onde vai a preocupação com responsabilidade social? Será que empresas realmente cumprem o que dizem?
https://www3.ethos.org.br/conteudo/grupo-boticario-2/#.Wy4-_apKiUk
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