COMBATE A CORRUPÇÃO: SAMARCO


Hagabo Marcondes
Lucas Silva
Michael Pereira

COMBATE A CORRUPÇÃO: SAMARCO


Descrição da pratica: Para descrevermos a questão social que a empresa Samarco está abordando, é importante relacionar junto os pontos principais que constituem o seu eixo temático que são: incorporação dos princípios de responsabilidade social, relacionamento com partes interessadas, governança, direitos humanos, público interno.
Em junho de 2002, quando comemorou 25 anos, a Samarco publicou pela primeira vez seu código de conduta (um conjunto de normas e princípios éticos a serem adotados por todos os profissionais da empresa ao estabelecer relações com seus diferentes públicos de interesse, os chamados stakeholders) que é entregue à empregados, empresas contratadas e fornecedores, que assinam um termo comprometendo-­se a respeitá­‐lo assim que o recebem. Em 2008, 2009 e 2012, houve novas revisões e por fim, em 2011 foi publicado a Política de Prevenção à Corrupção e Fraudes e Política de Compliance Antitruste.
A essência do documento são políticas e práticas que já eram adotadas pela gestão: o caráter colaborativo e a visão de longo prazo, ambos focados no desenvolvimento sustentável.
O documento reflete não apenas princípios da estratégia corporativa da Samarco, mas também os dez princípios do pacto global imposto pela ONU que dão atenção a questões ligadas à respeito aos direitos humanos e tem como ponto de partida conceitos consolidados em legislações, tratados e regulamentos e mais ainda em princípios adotados pela organização.
A Samarco tem como sua política essencial a conduta da moralidade, respeito humano preservação dos direitos dos seres humanos como sua principal política de relação, a mesma vive em constante renovação para atualizar, porém mantendo sua conduta inabalável e constante que é a pratica contra corrupção.
Comentário: Os objetivos da Samarco são boas práticas de governança como direito direitos do trabalhador, incluindo o de livre associação, de negociação, a remuneração justa e benefícios básicos, bem como o combate ao trabalho forçado; promoção de padrões sustentáveis de desenvolvimento, produção, distribuição e consumo, contemplando fornecedores, prestadores de serviço, entre outros; proteção ao meio ambiente e aos direitos das gerações futuras; Seu propósito era de caráter colaborativo e de uma visão ao longo prazo focando no desenvolvimento sustentável, entrando assim nos conformes da ABNT. Além disso, ao passar do tem foram feitas várias revisões do seu Código de conduta com o principal objetivo de prevenir corrupções e fraudes.
As ferramentas de gestão utilizadas assemelham-se ao PDCA, já que esta ferramenta significa um ciclo de práticas e conceitos como, planejar, desenvolver, conferir e alavancar. 
Sabe-se que a Samarco gerou um desastre ambiental no território do Município de Mariana em MG. Tendo em vista as práticas éticas e sócias relacionadas a Samarco, pergunta-se: A empresa enfrenta um dilema ético, ou a ética nos negócios é um oximoro social? Por que? 

https://www3.ethos.org.br/conteudo/samarco/#.WwhmDe4vzIW

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