Sustentabilidade de Ponta a Ponta, do Walmart Brasil
Joyce Regina
Maria Eduarda
Lorena Amaral
Gabriel Antunes
Graziela Leandro
Evelyn Naiara
Sustentabilidade de Ponta a Ponta, do Walmart Brasil
Descrição da Pratica: A empresa Walmart incorpora a sustentabilidade em todas as suas atividades: nas lojas e demais unidades operacionais, também seus produtos são desenvolvidos sob os mesmos princípios. Para cumprir seu papel com responsabilidade, a empresa coloca em prática metas socioambientais globais com foco em clima, resíduos e produtos mais sustentáveis para todos os fornecedores de sua cadeia de produção, por meio de um programa pioneiro: Sustentabilidade de Ponta a Ponta. O intuído é ser referência em sustentabilidade, pois as atividades da Walmart representam cerca de 8% no impacto direto sobre o meio ambiente, considerando-se sua cadeia de valor. Dessa forma é importante o envolvimento de todos fornecedores. A cultura pode permitir que as concorrentes repenssem também seus processos produtivos.
O Walmart Brasil tem como compromisso oferecer aos clientes uma alternativa de produto sustentável. com isso já foi lançado três edições do programa onde 28 fornecedores já se envolveram (3M, Ambev, Brasil Kirin, Cargill, Colgate-Pamolive, Coca-Cola, Danone, Embalixo, Grendene, Itambé, JBS, Johnson&Johnson, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’Oréal Brasil, Mars PetCare, Nestlé, Nivea, Pepsico, Philips, Pilecco Nobre, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson, Unilever e Whirlpool, mais três fornecedores de marcas próprias do Walmart Brasil). O volume de negócios entre as empresas é monitorado a partir do resultado de vendas dos produtos. Na primeira edição, as empresas tiveram 35% de aumento de vendas em um ano, e na segunda, 43% de aumento em 6 meses. A diminuição do impacto ambiental e social é verificado pelo CETEA durante o desenvolvimento do projeto. Como muitas das inovações desenvolvidas são replicadas em outras frentes/produtos, pode-se afirmar que os ganhos são ainda maiores do que os formalmente incluídos entre os resultados do Sustentabilidade de Ponta a Ponta. Sobre relacionamento, muitos fornecedores demonstram interesse em participar de mais de uma versão do programa (já estiveram em duas edições: 3M, Cargill, Colgate-Palmolive, Johnson&Johnson, Kimberly-Clark, Nestlé, P&G, Reckitt Benckiser, SC Johnson e Unilever). Essa iniciativa também estimulou entre outros fornecedores a proatividade para apresentar novos produtos com diferenciais de sustentabilidade e que acabam sendo priorizados pela empresa quando há possibilidade de se promover ações especiais sobre o tema.
Com essa prática os benefícios foram: Redução na emissão: Gases de Efeito Estufa - 4.291 toneladas de CO2 equivalente, o que corresponderia a 23,8 milhões de quilômetros rodados em um carro pequeno a gasolina, o suficiente para ir e voltar à Lua mais de 30 vezes. Resíduos - 1.340 toneladas, o suficiente para encher a caçamba de 67 caminhões de lixo.
Redução no consumo: 290 mil litros de óleo diesel e/ou óleo combustível. Eletricidade - 19.883 GWh de energia elétrica, o que corresponderia a 8.030 milhões de lâmpadas de 100W por 24 horas acesas por uma hora. 745 mil metros cúbicos, o suficiente para abastecer 33.863 famílias de quatro pessoas por um mês. 140 toneladas de material de embalagem.
E mais: 12 programas envolvendo ações de responsabilidade socioambiental de produção agrícola ou animal; 18 programas de educação para o consumidor. 30% a 60% de ganhos logísticos obtidos em projetos específicos, por meio de aumento da utilização da capacidade de carga no transporte do produto da produção até o varejo.
Comentário: A Walmart incorpora a sustentabilidade em todas as suas atividades nas lojas e demais unidades operacionais, mas de nada adiantaria se estas não oferecessem em suas gôndolas produtos desenvolvidos sob os mesmos princípios. Então, estimularam seus fornecedores a repensarem sua cadeia de produção por meio de um programa pioneiro: Sustentabilidade de Ponta a Ponta. Idealizada pelo Walmart Brasil, a iniciativa permitiu que empresas detentoras de marcas tradicionais do mercado reavaliasse seus processos produtivos, buscando oportunidades de reduzir o impacto negativo, social e ambiental, do ciclo de vida de seus produtos. A empresa utiliza ferramenta de gestão que assemelha-se ao PDCA, pois monitora, avalia e replica ações para os seus fornecedores.
Fontes:
https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Walmart_Sustentabilidade-de-Ponta-a-Ponta-2.pdf
https://www.walmartbrasil.com.br/responsabilidade-corporativa/sustentabilidade/
O Walmart conseguiu desenvolver produtos sustentáveis e além disso envolver os seus fornecedores, potencializando a cultura da empresa e trazendo essa cultura também para os clientes. Mesmo com os elevados custos, as polêmicas e a possibilidade de não aceitação da prática, o Walmart é hoje uma das maiores redes de departamentos mundial. Tendo o exemplo de sucesso do Walmart tão evidente, por que outras redes não aderem ao mesmo sistema?
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